Retornar para:

Trombose Venosa Profunda - TVP

O que é a TVP?

A Trombose Venosa Profunda (TVP) é o desenvolvimento de um coágulo de sangue dentro de um vaso sanguíneo, podendo causar obstrução total ou parcial. Quando esse coágulo se movimenta, e se desprende, pode causar embolia pulmonar que é uma doença de alto risco. A Trombose pode ser causada por diversos fatores: redução da velocidade da circulação do sangue (pessoas acamadas, cirurgias longas, pouca movimentação das pernas em viagens longas), lesão dos vasos ou situações como gravidez, diabetes, uso de anticoncepcionais.

Quais os sintomas mais frequentes? 

A Trombose ocorre principalmente nas extremidades inferiores (coxas e pernas). Os sintomas mais frequentes são dor, inchaço e alteração da coloração do membro afetado.

Como é feito o diagnóstico? 

O Eco Doppler colorido é o exame considerado de escolha no diagnóstico da trombose venosa.

Como posso me prevenir? 

O simples fato de caminhar já é uma forma de prevenção. Evite ficar muito tempo parado ou sentado na mesma posição. Quem já apresenta insuficiência venosa e pretende viajar para longas distâncias deve consultar o especialista. Indivíduos acamados, com história de trombose na família ou que serão submetidos a procedimento cirúrgico é recomendado uma avaliação específica.

Tags:

Please reload