Retornar para:

Varicocele

O que é varicocele?

A varicocele é a dilatação das veias ao longo do canal espermático. Isso ocorre quando o sangue não é suficientemente drenado. O aumento da temperatura e o acúmulo de substâncias nocivas no órgão provocam a diminuição na produção de esperma. A varicocele pode também causar a diminuição do volume do testículo, comprometendo a qualidade do espermatozóide.

Quais os sintomas mais frequentes?

Os portadores da doença podem ou não sentir dor e, geralmente, as veias aumentam durante a realização de exercícios físicos. Dificuldades de engravidar a parceira e sensação de peso ou desconforto ou até mesmo atrofia na região também são indicativos da presença da doença.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é feito sob encaminhamento de um urologista. A varicocele pode ser constatada por meio do exame Doppler de Testículos, detectando-se as veias calibrosas. O exame verifica se há realmente refluxo do sangue na região, medindo sua intensidade. O procedimento é indolor e não invasivo, possibilitando que o problema seja estudado e tratado. Esse exame é também importante na avaliação dos resultados após tratamento.

Quais são as formas de tratamento?

O tratamento é cirúrgico, com a ligadura das veias espermáticas por várias técnicas. Existe a possibilidade de alguns casos assintomáticos serem tratados conservadoramente com um suspensório escrotal durante esforços. Porém não se trata a varicocele, e sim a sua possível evolução e de forma paliativa. Caso o motivo da infertilidade seja somente a varicocele, existe a possibilidade de melhora do padrão do espermograma do paciente se esse fizer o tratamento a tempo, pois em torno de 45% da causa masculina de infertilidade tem como um dos componentes a varicocele.

 

Tags:

Please reload